top of page

O "Ruído Rosa":

Mais um "Ponto de contato"

 

O projeto "Ruído Rosa" é mais uma ação do projeto de pesquisa "Pontos de contato: Interculturalidade, identidade e investigação do movimento nas práticas artísticas e pedagógicas em dança." coordenado pela artista da Dança e professora do Curso de Licenciatura em Dança da UFMG Juliana Azoubel. 

 

O  projeto de pesquisa "Pontos de Contato" visa inserir estudantes do Curso de Licenciatura em Dança da EBA/UFMG na construção de um espaço de pesquisa, investigação e prática de processos de criação, espetacularização e transformação e ensino-aprendizagem da dança na contemporaneidade. Com práticas inspiradas nas abordagens da arte/educação baseada na comunidade, no multiculturalismo, e nos conceitos do campo de estudo da Etnologia da Dança, o projeto tem como base a trajetória artística e as práticas da artista/professora de dança, inicialmente entre as cidades de Olinda e Recife, depois em Nova Iorque e na University of Florida, nos Estados Unidos, e por último na Universidade Federal do Paraná da proponente, docente do Curso de Licenciatura em Dança da EBA/UFMG Juliana Azoubel. O título do projeto “Pontos de Contato”, assim como a proposta metodológica e nomenclatura sintetizam experiências que movem uma trajetória docente e artística e causam inquietações como artista/ pesquisadora/docente da dança: os “pontos de contato” entre as tradições populares e as criações em dança na contemporaneidade.

Ao tentar criar possibilidades de investigação, esse projeto pretende fomentar práticas em dança que possibilitem processos de criação e que contribuam para o rompimento de paradigmas já consolidados por processos culturais hegemônicos, entre eles, as dicotomias e as distâncias entre o popular e o erudito e entre o fazer artístico e o fazer pedagógico. É nesse sentido, que se propõe aqui a aproximação de universos aparentemente distantes (a cultura popular e a cultura erudita), do universo de atores de diversas origens e vivências (coreógrafos contemporâneos, estudantes universitários e mestres da cultura popular) e dos espaços diversificados (ruas, praças, companhias de dança, teatros, salas de aula, etc.), para a construção de um espaço de investigação e criação da dança na contemporaneidade.

Sendo assim, o projeto visa construir um espaço interativo e formar um grupo de pesquisa e práticas em dança para a investigação e prática de processos de criação, espetacularização e transformação da dança brasileira. Pretende-se utilizar processos de investigação e vivências em dança e criar estratégias de ensino/aprendizagem que contribuam para a trajetória do professor de dança/artista/pesquisador em formação.

Para tal, objetiva-se criar um grupo composto por estudantes do Curso de Licenciatura em Dança e membros da comunidade externa para investigar a ressignificação do espaço, os processos de criação e de exploração de movimentos, e as interfaces entre os elementos das tradições populares brasileiras e das criações clássicas e contemporâneas em dança. A partir de processos dialéticos de troca de conhecimentos, as vivências em dança do projeto servirão como “temas geradores” para os processos de pesquisa, e incentivarão a criação e o desenvolvimento de uma proposta de investigação e criação de movimentos."

(Azoubel, 2013) 

 

bottom of page